Prefeitura entrega nova sede do Centro de Saúde Mariano de Abreu

Construída com tecnologias sustentáveis, a nova sede do Centro de Saúde Mariano de Abreu começou a funcionar nesta segunda-feira, dia 16. Localizada na rua Barreiros, 1.007, bairro Casa Branca, na região Leste, a unidade possui três pavimentos, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, o que proporciona mais conforto para a população atendida e trabalhadores. 

A estrutura ampliada, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, conta com equipamentos modernos e ambientes humanizados. São 18 consultórios, sendo um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a estrutura foi projetada para garantir atendimento integral aos cerca de 17 mil usuários dos bairros Mariano de Abreu, Casa Branca, Caetano Furquim e parte da população dos bairros São Geraldo e Boa Vista. 

A unidade possui cinco equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. A equipe de apoio é composta por ginecologista, pediatra, clínico, assistente social e equipe de enfermagem. Há ainda duas equipes de Saúde Bucal, equipe de Agentes de Combate a Endemias, além da equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e educador físico. Oferece também atividades coletivas como Lian Gong, grupos para controle do tabagismo e diversos outros grupos para promoção à saúde. 

A nova sede faz parte do pacote de obras da Prefeitura de Belo Horizonte que prevê a reconstrução de 50 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria-Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.